segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Liberalismo

O liberalismo

A politica econômica liberal apregoada por smith atendia aos anseios dos capitalistas e precisava de espaço político para se expandir. Assim não foi por acaso que, juntamente com o liberalismo econômico, tenha-se delineado o liberalismo político .

Liberalismo econômico

   O liberalismo econômico  criticava as praticas mercantilistas adotda pelos reis absolutistas. que já não atendiam ás necessidades da burguesia industrial e financeira.
  Os capitalistas viam as oportunidades de multiplicação do capital, mas estas esbarram nas muitas leis criadas pelos estados, e os novos tempos pediam liberdade: de comércio, de usar capital como e odne parecesse mais convinientes, de disputar o mercado com os demais concorrentes.

Principais Características da doutrina econômica liberal:

 - a ideia de que a economia se auto-regula por meio de suas leis naturais;
 - a defesa da livre-concorrência;
 - a liberdade cambial ;
 - a defesa de ampla liberdade na realização dos contratos ;
 - a defesa da propriedade privada ;
 - o combate ao mercantilismo ;
 - o estímulo à expansão demográfica para criar um vasto mercado de mão-de-obra ;

Os Fisiocratas, passou a defender a ideia de que a economia segue leis naturais de funcionamento, não necessita de intervenção procura das mercadorias.

As praticas do mercantilismo criticadas pelos fisiocratas eram:

 - a intervenção do estado na economia;
 - o monopólio do comércio;
 - o protecionismo alfandegário;
 - o controle sobre o mercado;

Os teóricos do liberalismo mantiveram a postura fisocrata ao mercantilismo , mais ampliaram ainda mais a noção de liberdade econônica;
   Para os pensadores liberais , a única forma da economia crescer era a liberdade total , limitada apenas pelas leis do mercado. Não era questionado , porém , quem quem beneficava o crescimento econômico conquistado sob a bandeira liberal.
   A liberdade de comércio permitia que o produtor de bens de consumo coloca-se seus preços no mais alto nível de tolerância do mercado.
     
O trabalho na economia liberal
  
Os liberais acreditavam que o trabalho era fonte de riquesas; portanto , quanto mais aumentava o trabalho, mais aumentava a riquesa. Por essa razão , Adam Smith defendia a intensificação da capacidade produtiva do trabalho. Para atingir esse objetivo , ele propunha a divisão do trabalho, ou seja, a especialização das tarefas ou o parcelamento das funções .

Revolução

   A mecanização industrial transferiu para as máquinas a capacidade de produção que , anteriormente , dependia do conhecimento dos trabalhadores sobre o seu ofício. Por esse motivo , foram criadas máquinas cada vez mais automatizadas , que produziam independentemente do conhecimento de um especialista na fabricação de um determinado produto. A mecanização do trabalho transferiu o centro da produção das pessoas para máquina ; pôs fim a uma tradiçaõ milenar que garantia ao ser humano , por meio de sua vontade e de seu conhecimento , o privilégio de transformar matéria-prma em objeto útil.
   As revoltas populares no norte da África e no Oriente Médio podem abrir perspectivas políticas e esses países. Governados por ditadura há décadas , agora eles têm a chance de produzir uma onda democrática na região , tal como ocorreu nas décadas de 1970 e 1980 no sul da Europa , na América Latina e no Leste Europeu . Mas a caminho à democracia ainda  é incerto.
   Cabe aqui contrastar o discurso dos países desenvolvidos nas décadas de 1970e 1980 com a retórica que dominou o cenário internacional nos últimos 20 anos. Embora no primeiro período citado vigorasse a Guerra Fria , o acaso dos regimes autoritários em várias partes do globo realçou a importância da questão democrático . Mas a defesa das liberdades  e da democracia colocou o Ocidente numa posição confortável para criticar e se sentir vitorioso no plano ideológico na luta contra o socialismo soviético. 

Um comentário: